​​​​Exercícios Práticos

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Exercícios Práticos para Aplicação do Scrum

[headline style="1" align="center" headline_tag="h2"]Exercícios Práticos para Aplicação do Scrum[/headline]
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Construindo o Product Backlog

+

[op_liveeditor_element][text_block]

Construindo seu Product Backlog

Bom, vamos começar…. Você pode usar o modelo do product backlog disponível para download ou mesmo escrever o seu Product Backlog à mão. Se preferir fazer à mão apenas para iniciar, você vai precisar de um monte de cartões de anotação e algumas canetas. De qualquer modo, seria muito bom ter algumas pessoas que possam te ajudar neste exercício. A Idéia é você poder contar com pessoas para te ajudar a escrever o escopo do produto, o cliente do seu projeto pode ajudar bastante. As regras do exercício são simples, você DEVE utilizar a Visão do seu Produto, como desenvolvida no exercício anterior ou mesmo utilizar outro projeto, fica a seu critério, porém recomendo seguir os seguintes passos: Uma estória por cartão ou uma idéia em cada linha da planilha – Um item para cada idéia que deve constar no product backlog O formato para as suas estórias devem ser escritas da seguinte forma:

  • Insira um Título (Este título pode ser repetido para cada estória, de modo que você pode agrupá-lo depois)
  • COMO UM (descrever o papel do usuário),
  • EU GOSTARIA DE (ter algo específico no produto do projeto),
  • PARA QUE (Justifique o porque do item específico no produto).

Segue aqui um exemplo de estória para você se basear:

Como um < Cliente da companhia área > eu gostaria de < Fazer check in no site da empresa > para que < fique menos tempo na fila>

É isso aí, simples assim. As estórias podem ser tão complexas ou simples como você preferir. Elas podem estar relacionadas ou não , detalhadas ou simples. Você escolhe a melhor forma de fazer. Utilize a Visão do seu Produto e o Backlog de Alto Nível que você já criou, assim poderemos usar o projeto ao longo do curso. Você vai notar de imediato que o escopo do projeto torna-se mais claro, que ao invés de se focar em tarefas e encadeamentos de atividades, o foco é total no usuário, no que você precisa fazer e naquilo que trará maior benefício. Quando você terminar de escrever tudo , leia cada estória em voz alta para todos e tente eliminar todas as estórias duplicadas. As discussões com sua turma serão muito legais. Se for fazer o exercício sozinho, tente vislumbrar o que você estará entregando ao final do projeto. Então, mãos à obra, faça seu Product Backlog e publique o seu exercício no grupo da nossa comunidade. Em caso de dúvidas, entre em contato através do grupo.

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[op_liveeditor_elements] <div class="row element-container cf " >[op_liveeditor_element][text_block] <h1 class="main-title" data-page="page-20768"><strong>Construindo seu Product Backlog</strong></h1>
<div class="content">Bom, vamos começar…. Você pode usar o modelo do product backlog disponível para download ou mesmo escrever o seu Product Backlog à mão. Se preferir fazer à mão apenas para iniciar, você vai precisar de um monte de cartões de anotação e algumas canetas. De qualquer modo, seria muito bom ter algumas pessoas que possam te ajudar neste exercício. A Idéia é você poder contar com pessoas para te ajudar a escrever o escopo do produto, o cliente do seu projeto pode ajudar bastante. As regras do exercício são simples, você DEVE utilizar a Visão do seu Produto, como desenvolvida no exercício anterior ou mesmo utilizar outro projeto, fica a seu critério, porém recomendo seguir os seguintes passos: Uma estória por cartão ou uma idéia em cada linha da planilha – Um item para cada idéia que deve constar no product backlog O formato para as suas estórias devem ser escritas da seguinte forma:
<ul>
<li>Insira um Título (Este título pode ser repetido para cada estória, de modo que você pode agrupá-lo depois)</li>
<li>COMO UM (descrever o papel do usuário),</li>
<li>EU GOSTARIA DE (ter algo específico no produto do projeto),</li>
<li>PARA QUE (Justifique o porque do item específico no produto).</li>
</ul>
Segue aqui um exemplo de estória para você se basear:
<blockquote>Como um &lt; Cliente da companhia área &gt; eu gostaria de &lt; Fazer check in no site da empresa &gt; para que &lt; fique menos tempo na fila&gt;</blockquote>
É isso aí, simples assim. As estórias podem ser tão complexas ou simples como você preferir. Elas podem estar relacionadas ou não , detalhadas ou simples. Você escolhe a melhor forma de fazer. Utilize a Visão do seu Produto e o Backlog de Alto Nível que você já criou, assim poderemos usar o projeto ao longo do curso. Você vai notar de imediato que o escopo do projeto torna-se mais claro, que ao invés de se focar em tarefas e encadeamentos de atividades, o foco é total no usuário, no que você precisa fazer e naquilo que trará maior benefício. Quando você terminar de escrever tudo , leia cada estória em voz alta para todos e tente eliminar todas as estórias duplicadas. As discussões com sua turma serão muito legais. Se for fazer o exercício sozinho, tente vislumbrar o que você estará entregando ao final do projeto. Então, mãos à obra, faça seu Product Backlog e publique o seu exercício no grupo da nossa comunidade. Em caso de dúvidas, entre em contato através do grupo.</div>[/text_block][/op_liveeditor_element]</div>[/op_liveeditor_elements]

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Planejando o Release

+

[op_liveeditor_element][text_block]Ah, o Release Planning

Para este exercício você irá precisar de um quadro ou uma parede e alguns Post-It´s Grandes (A esta altura do campeonato você já deve saber o que são Post-It´s e sua importância para o scrum.

Agora Imagine o seu Release 1.0….Certamente você vai querer que seu cliente participe deste exercício (Ou talvez queira praticar com ele depois para definir o escopo do release).

Pense como o seu primeiro release deve parecer, quais cartões (Aqueles que você criou no exercício anterior no seu product backlog) precisam fazer parte do seu release. Mas não gaste muito tempo pensando…..

Escreva Post-It´s separados, um com cada Letra: T, D, P, Ñ e cole um ao lado do outro em colunas no quadro ou parede para começar o planejamento do Release 1.0

  1. T siginifica TEM QUE TER no Release 1.0
  2. D siginifica DEVE TER no Release 1.0
  3. P siginifica PODE TER no Release 1.0
  4. Ñ siginifica NÃO PRECISA (pelo menos por enquanto) no Release 1.0

Sim, é fácil assim, Agora escreva o título de cada cartão do Product Backlog em um Post-It e cole na linha de cada Post-it (Perfeito se for Post-It de outra cor) das categorias acima relacionadas. Isso deve durar entre 15 a 20 minutos.

Se novas idéias surgirem durante este processo, ainda está em tempo de se escrever novos cartões e acrescentar no backlog para ter mais diversão.

Quando tiver terminado todos os cartões, analise os cartões e seu posicionamento em cada coluna. Você revisitará esta classificação várias e várias vezes. Quando em dúvida, coloque o cartão na coluna Ñ.

Depois de realmente ter concluído retire todos os cartões da coluna Ñ. Note que o peso da incerteza vai embora a medida que você fizer estes passos. Certifique-se que seu cliente perceba isso também.

Mantenha o restante dos seus cartões e finalize então a sua primeira versão.

Após concluir, tire uma foto do seu quadro ou parede e publique no Grupo Secreto do Facebook.

Se preferir, pode enviar um vídeo com seus comentários sobre como o Scrum pode ser útil no planejamento.

Se tiver dúvidas, não deixe de entrar em contato através do grupo.

Seja Ágil e mãos à obra![/text_block][/op_liveeditor_element]

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[op_liveeditor_elements] <div class="row element-container cf " >[op_liveeditor_element][text_block]<strong>Ah, o Release Planning</strong>

Para este exercício você irá precisar de um quadro ou uma parede e alguns Post-It´s Grandes (A esta altura do campeonato você já deve saber o que são Post-It´s e sua importância para o scrum.

Agora Imagine o seu Release 1.0….Certamente você vai querer que seu cliente participe deste exercício (Ou talvez queira praticar com ele depois para definir o escopo do release).

Pense como o seu primeiro release deve parecer, quais cartões (Aqueles que você criou no exercício anterior no seu product backlog) precisam fazer parte do seu release. Mas não gaste muito tempo pensando…..

Escreva Post-It´s separados, um com cada Letra: T, D, P, Ñ e cole um ao lado do outro em colunas no quadro ou parede para começar o planejamento do Release 1.0
<ol>
<li>T siginifica TEM QUE TER no Release 1.0</li>
<li>D siginifica DEVE TER no Release 1.0</li>
<li>P siginifica PODE TER no Release 1.0</li>
<li>Ñ siginifica NÃO PRECISA (pelo menos por enquanto) no Release 1.0</li>
</ol>
Sim, é fácil assim, Agora escreva o título de cada cartão do Product Backlog em um Post-It e cole na linha de cada Post-it (Perfeito se for Post-It de outra cor) das categorias acima relacionadas. Isso deve durar entre 15 a 20 minutos.

Se novas idéias surgirem durante este processo, ainda está em tempo de se escrever novos cartões e acrescentar no backlog para ter mais diversão.

Quando tiver terminado todos os cartões, analise os cartões e seu posicionamento em cada coluna. Você revisitará esta classificação várias e várias vezes. Quando em dúvida, coloque o cartão na coluna Ñ.

Depois de realmente ter concluído retire todos os cartões da coluna Ñ. Note que o peso da incerteza vai embora a medida que você fizer estes passos. Certifique-se que seu cliente perceba isso também.

Mantenha o restante dos seus cartões e finalize então a sua primeira versão.

Após concluir, tire uma foto do seu quadro ou parede e publique no Grupo Secreto do Facebook.

Se preferir, pode enviar um vídeo com seus comentários sobre como o Scrum pode ser útil no planejamento.

Se tiver dúvidas, não deixe de entrar em contato através do grupo.

Seja Ágil e mãos à obra![/text_block][/op_liveeditor_element]</div>[/op_liveeditor_elements]

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Exercício Prático: Visão à Estratégia

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