Olá,
No post de hoje venho divulgar uma notícia muito boa para a comunidade ágil.
Chega daquelas discussões do tipo:
“Qual a melhor certificação? CSM (Scrum Alliance) ou PSM (Scrum.org)?”
A Scrum Alliance, Scrum.org, e Scrum Inc. anunciaram sua união na colaboração coletiva do Scrum Guide.
Agora, todos seguem um único guia!
Scrum Guide: A única fonte oficial
A 3 maiores autoridades mundiais do Scrum estão agora unidas na criação de um padrão único para o Scrum.
Para isso eles criaram um site chamado ScrumGuides.org.
Este novo site é agora a fonte oficial do Scrum Guide, e lá você poderá, a partir de agora, ler o Scrum Guide no próprio site (em inglês) ou baixar as versões em PDF do mesmo.
No anuncio oficial, o Dr. Jeff Sutherland (presidente da Scrum Inc. e um dos fundadores do Scrum) disse:
“O Guia do Scrum é a definição canônica de Scrum. Ken e eu temos trabalhado juntos durante décadas para mantê-lo simples, claro, e, seguindo o espírito do Scrum, incluindo apenas o que é absolutamente necessário.
Scrum é uma ferramenta muito poderosa e que pode radicalmente aumentar a produtividade.
Cada implementação de Scrum é diferente uma da outra, podendo equipes e organizações aplicá-lo dentro de seu contexto particular, desde que mantenha o framework original.
A Scrum Alliance, Scrum.org, e Scrum Inc. se reconhecen agora o Guia do Scrum como ponto central que proporcionará clareza para as centenas de milhares de praticantes do Scrum em todo o planeta”

O crescimento explosivo de pessoas e organizações que usam o Scrum nos últimos anos tem levado a uma confusão no mercado quanto à definição precisa do Scrum.
Mas agora, com as principais autoridades certificadoras (Scrum Alliance e Scrum.org) unidas a favor de uma definição comum do Scrum, pode ser considerada como uma grande vitória para a comunidade Scrum mundial.
Ou seja, a partir de agora, ambas as certificações (PSM e CSM) se basearão no mesmo Guia, o Scrum Guide.
O fundador da Scrum.org (e também um dos fundadores do Scrum) disse que:
As peças de Scrum são cuidadosamente encaixadas entre si para produzir os melhores resultados possíveis.
E isso levou anos para que eu e o Jeff conseguíssemos fazer. Por isso, fiquem atentos para as novas versões do Scrum Guides, pois continuaremos refinando
Sobre as 3 instituições
A Scrum Alliance foi fundada em 2001, e é uma das principais organizações certificadores Scrum do mundo.
Possui mais de 350 mil profissionais ágeis certificados por alguma de suas certificações. Atualmente, oferece seis certificações, incluindo a CSM (Certified Scrum Master) como uma das mais famosas.
É uma organização sem fins lucrativos que incentiva e apoia a adoção das práticas do Scrum pelo mundo.
A Scrum.org e foi criado em 2009 por Ken Schwaber, co-criador do Scrum, com a missão de melhorar a profissão de desenvolvimento de software.
É também uma entidade sem fins lucrativos e uma das principais certificadoras do mundo, juntamente com a Scrum Alliance.
Dentre suas certificações, destaca-se a popularidade da certificação PSM (Professional Scrum Master), que já era baseada nos fundamentos descrito no Scrum Guide.
A Scrum Inc. é uma instituição fundada pelo Dr. Jeff Sutherland, co-criador do Scrum. Ela atua somente no mercado americano e europeu provendo consultoria e treinamentos para disseminar a cultura do Scrum.
Últimas Mudanças do Scrum Guide
A última atualização oficial do Scrum Guide ocorreu em 2016 – com a Inclusão dos Valores do Scrum.
Clique aqui e veja este artigo com maiores detalhes.
Refinamento de Backlog
A prática do refinamento do backlog de produtos está agora explícita. Essa prática deve ser responsabilidade do Product Owner e pode consumir até 10% da capacidade do time. Foi ainda incorporado o conceito de Pronto, para categorizar os itens de backlog prontos para entrar no Sprint.
Transparência
Outra importante mudança no guia foi uma nova seção relacionada à transparência dos artefatos.
Um bom time de desenvolvimento preocupa-se em tornar transparentes a sua situação e a situação do produto; com isso a realidade pode ser inspecionada e decisões melhores, tomadas
Meta do Sprint e Daily Scrum
A importância da Meta do Sprint foi reforçada no novo Scrum Guide.
Estabelecer uma boa meta do sprint demanda do Product Owner, e do time, um acordo quanto ao aspecto mais importante da próxima iteração.
Foi ainda reforçada a importância do Daily Scrum como atividade de planejamento, com foco em alcançar a meta da iteração. As três perguntas fundamentais do Daily Scrum foram modificadas para
- O que fiz ontem que ajudou o time a atingir a meta do sprint?
- O que vou fazer hoje para ajudar o time a atingir a meta do sprint?
- Existe algum impedimento que não permita a mim ou ao time atingir a meta do sprint?
Outras mudanças
O Sprint Planning não está mais sendo dividido em Planning 1, que estabelecia os itens de backlog a serem priorizados, e Planning 2, que determinava como esses itens seriam entregues.
E foi deixado claro que os timeboxes são tempos máximos.
O único timebox que não pode ser encurtado é o Sprint; os demais (daily, review e retrospectiva) podem ser finalizados, caso o seu propósito seja alcançado antecipadamente.
Além disso, foi deixado claro que, no final do sprint, no Sprint Review, o time colabora nos próximos itens que poderiam ser priorizados para otimizar o valor sendo entregue.
Infográfico Mudanças no Scrum Guide
Nós desenvolvemos um infográfico sobre as mudanças recentes do Scrum Guide: