COMO MOTIVAR UMA EQUIPE – MOTIVAÇÃO 3.0

motivação 3.0

Uma equipe motivada é possuirá alta eficiência!

Afinal, as pessoas precisam de motivação para fazer algo, e principalmente para fazer as coisas da melhor forma.

E o mais importante, a motivação irá fazer com que as pessoas trabalhem da melhor forma porque elas realmente querem !

O QUE É MOTIVAÇÃO? 

Motivação é algo que está faltando nas pessoas hoje em dia, acredito que você que está lendo esse artigo já se sentiu desmotivado ou conhece alguém que anda desmotivado com algo. 

Bom, motivação é a força que faz com que algo se mova do ponto A para o ponto B.

Motivar é basicamente ter um motivo para se movimentar em direção à um objetivo.

PORQUE MOTIVAÇÃO 3.0?

Nós temos a motivação 1.0, que é a motivação mais básica, que envolve suas necessidades principais, como fome, abrigo…

Por muito tempo a humanidade foi movida por essa motivação, o que o nós, seres humanos buscamos por milhares de anos era apenas alimentar a família e ter onde morar.

Já depois da revolução industrial, as pessoas passam a se sentir como máquinas, naquela época havia muito trabalho manual repetitivo. As pessoas começam a se ver como meros pedaços de uma enorme engrenagem, que seria a fábrica. 

motivação 3.0

Com toda certeza hoje em dia ainda temos pessoas se sentindo como uma máquina da fábrica, apenas mais uma engrenagem, e isso acontece porque muitos líderes ainda fazem gestão como era feito na revolução industrial. 

Nesse momento o  cenário muda um pouco, e as pessoas começam a ser motivadas a partir de recompensas, gratificações.

Isso passa a gerar uma competitividade que se torna o novo tipo de motivação, que é a 2.0.  

Essa motivação é extrínseca, ou seja ela vem de fora para dentro. Nesse caso há um terceiro te motivando, e esse terceiro te motiva porque quer que você faça algo. 

E essa motivações são bônus, brindes,um melhor salário, viagens pela empresa, normalmente envolvem remuneração. Ou até mesmo bônus baseados as necessidades básicas, como cesta básica em recompensa por uma boa performance.

MOTIVAÇÃO EM EQUIPES ATUAIS

Hoje em dia os trabalhos manuais foram substituídos por trabalhos de máquinas, e então as pessoas passaram a trabalhar na operação das máquinas.

Nesse momento as tarefas passam a ser mais mental do que manual.

Além do trabalho de operar e gerir as máquinas, as pessoas também começam a possuir o trabalho de criar, de inovar. 

A partir daí as pessoas, principalmente chefes e líderes, começaram a ter que analisar como motivar as pessoas de modo a incentivar a criatividade deles.

As recompensas passam a ser por eficiência, afinal, não se apressa a arte ne?! 

MOTIVAÇÃO 3.0

E então nasceu a motivação 3.0. A partir daí o dinheiro para de ser um fator motivacional. Os líderes precisam entender que o salário da pessoa tem que ser justo de acordo com o que ela faz, mas não se torna mais um fator que a motive para fazer com maior eficiência.

Vale lembrar que não é apenas ter agentes motivacionais do 3.0, mas também ter as outras, afinal, a 1.0 é simplesmente as necessidades básicas para que um ser humano consiga sobreviver.

A 2.0 por mais que seja baseada em bônus de valor, ela também é importante, porque mostra para o integrante do time que o trabalho dele está sendo reconhecido.

Afinal, reconhecimento é um sentimento importante para manter a motivação.

Não confunda também motivação com interação! Não que não seja importante, mas um churrasco pro time se a meta for batida não é um exemplo motivacional. 

O QUE É A MOTIVAÇÃO 3.0? 

Ela é sustentada por 3 pilares: 

motivação 3.0
Pilares da motivação 3.0
  • Autonomia
  • Busca pela excelência 
  • Propósito

AUTONOMIA


Autonomia tem muito a ver com o ágil!

Hoje em dia ainda temos muitas empresas que apenas delegam tarefas, que ainda possuem uma hierarquia muito forte, e isso desmotiva as pessoas. Dessa forma os integrantes do time não podem criar, inovar, participar de forma que ele se sinta parte da empresa.

Dar autonomia é uma forma de mostrar que você confia no seu time, afinal, eles também possuem conhecimento e inteligência. Vale lembrar também que várias cabeças pensando é muito mais eficiência que apenas uma.

Você, como líder, não pode pensar que sozinho irá resolver todos os problemas da melhor forma.

“Não adianta contratar pessoas inteligentes e depois lhes dizer o que deve ou não fazer”

– Steve Jobs

BUSCA PELA EXCELÊNCIA

Motivação 3.0
Temos 3 leis para a excelência: 
  • Primeiro, a excelência é uma maneira de pensar. Precisamos entender que nossas habilidades não têm limites para a evolução, podemos evoluí-las indefinidamente. (Kaizen)
  • Em segundo lugar, a excelência é uma dor, isso quer dizer, ela está ligada com o trabalho duro, a dedicação, o esforço máximo e muita prática. (Sair da zona de conforto)
  • Terceiro: a excelência nunca é o bastante, ou seja, é impossível que seja alcançada, porque sempre existem jeitos para você/seu time ou o projeto evoluir e se tornar uma coisa melhor.

E para entrar em um estado de excelência o time precisará de uma motivação muito forte. Todos tendemos a fugir da dor, da incerteza, do erro, normalmente nós tendemos a nos manter na zona de conforto! 

Então se por acaso, na retrospectiva o time chegar a conclusão que está tudo bem, que não tem nada para mudar, algo está errado! Sempre temos algo a melhorar!

PROPÓSITO

É o desejo de fazer o que fazemos baseados em algo muito maior do que nós mesmos.

3 elementos principais que compõem o propósito:
  1. Fazer algo importante;
    • Trazer metas claras e valiosas para as Equipes/Sprints. Isso fará com que o time se orgulhe do que está fazendo, se engaje no projeto que está trabalhando pelo simples fato de admirar o que será entregue!
  2. Fazer o importante bem-feito;
    • Objetivos mensuráveis e claros a curto, médio e longo prazo (OKRs)
  3. Fazer a serviço de uma causa maior;
    • Encontrar uma razão para a equipe/empresa existir (Ikigai). Quando você visa uma causa maior o sacrifício não importa. Você passa a ter olhos para o resultado daquilo, e aquilo te empenha a passar por momentos desgastantes para um resultado que queira conquistar à frente. 
Ikigai


FORMAS DE MOTIVAR O TIME

Identificar os fatores motivacionais dos indivíduos: Moving Motivator / Motivator Poker

Motivator Poker
Motivator Poker

O método de motivação é ligado à motivação intrínseca

Logo, você irá escolher aquilo que mais te motiva.

Em síntese é uma sequência de cartas com fatores motivacionais, onde você irá ordená-las de acordo com o que você acha importante. 

Baseado nisso, o líder conseguirá motivar as pessoas da forma “certa”, da forma que realmente será eficiente para cada um dos seus colaboradores.

Afinal, esse é o primeiro passo para motivar sua equipe, saber o que eles realmente querem. 

Se você quiser fazer o seu ou enviar para o seu time, segue uma ideia de como fazer:  https://trello.com/b/LU4X3mQ4/motivators-poker 

Como medir e acompanhar a motivação dos indivíduos?

Abertura para conversas mais profundas é fundamental. Falar abertamente sobre o Ambiente e condições de trabalho, os Processos e ferramentas, os Relacionamentos na empresa e a Vida pessoal


O QUE ESQUECER SOBRE MOTIVAR A EQUIPE

  1. Apenas “Rodar o ágil” não gera motivação
  2. “Metodologia do chicote” não aumenta a produtividade da equipe
  3. “Procurar por culpados” não aumenta a qualidade

Um time motivado com certeza irá melhorar a eficiência e a saúde do ambiente de trabalho, seja você um gerente, líder, colaborador… Em suma trabalhe para que o time que você faz parte esteja sempre motivado. 

Um abraço e Seja Ágil! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Se Inscreva Para Receber Novos Artigos