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Lean na Prática

Lean: A filosofia de trabalho Enxuto. Aprenda a fazer mais com menos!

“Faça mais com menos”. Essa é a base do Lean.

O mantra que muitas empresas e profissionais do mercado perseguem: Entregar mais resultados usando menos tempo de trabalho, menos recursos, tempo e dinheiro.

No Artigo de hoje vamos explorar os conceitos dessa filosofia de gestão, conhecer as suas origens e entender o porque o Lean se tornou tão popular, principalmente com o movimento das Startups.

Esse texto está sendo escrito em um momento de pandemia global pelo Covid -19, e neste momento de escassez e incertezas reduzir custos, principalmente gastos desnecessários, é de extrema importância para a saúde de qualquer negócio, desde pequenas empresas a grandes indústrias.

Antes de continuar lendo esse artigo de uma olhadinha nesse vídeo:

QUAIS AS 5 PRÁTICAS DO LEAN?

Genchi Genbutsu

genchi genbutsu

Essa prática se remete à ação de ir a campo ver o que está acontecendo!

A ideia de praticar isso é entender o lado do outro, saber o que está acontecendo do outro lado.

A construção de consenso também é um ponto dessa prática! Analisar o que  o outro achaalém disso cria-se o compromisso em atingir um determinado resultado!

Kaizen

Esse termo significa melhoria contínua.

O Kaizen é a busca sistemática por inovação e evolução, melhorar o que já é feito, e para que isso aconteça é importante que exista padronização na forma de trabalho, documentar e fazer sempre da mesma forma, para que saiba onde pode ser melhorado, além de compartilhar com as outras áreas (yokotem).

Ambiente de trabalho desafiador

Para que você tenha uma visão de longo prazo é necessário ter coragem e criatividade para enfrentar os problemas.

E além disso, desafiar o Status Quo, (O TEMPO TODO), ou seja, sempre questionar o jeito normal de fazer as coisas

Trabalho em equipe

Trabalho em Equipe

Para que essa prática aconteça, na Toyota é estimulado o crescimento pessoal e profissional! 

Sim, o crescimento pessoal é muito importante, o crescimento do outro como pessoa vem em primeiro lugar e depois o crescimento profissional! 

Afinal, a empresa em si é algo abstrato! As pessoas que trabalham nela é o que faz parte dela é importante!

É importante também compartilhar oportunidades de crescimento, respeitar o individualismo, e contribuir para o grupo.

Respeito

Respeitar a todos, sempre se esforçar em buscar entendimento e assumir suas responsabilidades. 

Buscar criar sempre um clima de confiança mútua, uma comunicação franca e sincera e congruência entre palavras e ações.

FERRAMENTAS DE GESTÃO NO LEAN

A primeira ferramenta de gestão que surgiu no Lean é o PDCA. 

O PDCA é uma ferramenta que promove o Kaizen, em outras palavras,que promove a melhoria contínua.

PDCA E LEAN

PDCA é um acrônimo que representao ciclo Plan, Do, Check, Act, que em português seria: Planejar, Executar, Checar e Agir.

pdca

É um ciclo que segue a seguinte sequência:

  1. Inicie planejando suas melhorias, o que será feito, incluindo a definição dos objetivos.
  2. Execute, momento de fazer o planejado. Durante essa execução, meça o sucesso relativo em relação a sua linha de base.
  3. Hora de agir, hora de ajustar as mudanças. 

Isso é a base dos métodos ágeis! Scrum, Kanban… todos os métodos ágeis seguem essa linha do PDCA.

O PDCA PODE SER USADO EM TUDO! 

Lembrando que é um ciclo! Você estará sempre planejando, fazendo, checando e melhorando!

5 Porquês

Outra ferramenta interessante é os 5 Porquês.

Taiichi Ohno foi dos criadores do TPS a do Toyota Way,ele dizia o seguinte:

“A base para a abordagem científica da Toyota é perguntar “por que” cinco vezes sempre que encontramos um problema… Ao repetir “por que cinco” vezes, a natureza do problema, assim como sua solução, se torna clara.“

É uma forma de descobrir o problema raiz.

5 Porquês

Vamos a um exemplo:

Problema: Passei no Farol Vermelho e fui Multado

Por que?

Estava atrasado…

Por que?

Acordei tarde…

Por que?

Alarme não tocou…

Por que?

Esqueci de verificar ontem…

Por que?

Trabalhando demais, saí muito tarde e cheguei cansado…

Encontramos a causa raiz… E ela não está diretamente ligada ao problema principal que é a multa! 

É uma técnica simples que você começar a aplicar já no seu dia a dia, seja na sua vida pessoal seja no seu trabalho! 

A3 PARA TRABALHO ENXUTO

O Relatório A3 é uma outra ferramenta  que se popularizou muito entre as empresas que adotaram o Sistema da Toyota.

Ela combina todas as outras ferramentas citadas anteriormente com o intuito de solucionar problemas e praticar a melhoria contínua (Kaizen).

relatório A3
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O nome saiu do tamanho da folha usada mesmo! 

Reza a lenda que as ideias de relatórios A3 na Toyota surgiu porque o pai do TPS era tão fissurado com redução de desperdícios que ele se recusava a ler relatórios que tivessem mais de uma página. 

Isso faz com que os relatórios contenham somente as informações necessárias.

Existe.

É o modelo mostrado acima é o modelo de relatório A3 que a Toyota usa,e para que você entenda um pouco mais sobre esse relatório, eu vou explicar cada item dele:

PASSOS DO A3

  1. Contexto
    • O primeiro passo é clarificar o problema e descrevê-lo brevemente dentro do contexto da sua área. 
  2. Situação atual
    • Você precisa descrever qual a situação atual na área onde o problema aparece.
  3. Situação Ideal
    • Depois que a situação atual é clarificada, você precisa definir a Situação Ideal. 
  4. Análise de Gap (ou causa raiz do problema)
    • Você precisa descobrir a causa raiz do problema. Para isso, você pode usar os 5 porquês.
  5. Contramedidas
    • Após entender qual a causa raiz, você pode começar a oferecer soluções. 
  6. Plano de Ação
    • Depois de definir as contramedidas, você deve apresentar um plano de ação com a lista de coisas que fará para contornar o problema em busca da situação real. 
  7. Acompanhamento
    • O último passo é medir os resultados reais e confirmar o efeito das suas contramedidas

Tudo isso em uma única folha!

Se você perceber tudo que foi descrito segue o PDCA.

Desde a situação atual, situação ideal, análise de causa raiz até contramedidas, você está planejando.

Depois você irá para o plano de ação, ou seja, fazer! 

Você também tem como será medido e acompanhar o plano, que é o Check e Act.

Bom, após ler todos esses conceitos do Lean, descobrir suas origens e entender quais foram os seus impactos positivos na produção, você deve estar se perguntando:

POR ONDE COMEÇAR A USAR O LEAN ?

Começar o Lean

Como fazer para começar no Lean? 

Agora que você já aprendeu ferramentas e conceitos podemos ir para a aplicação!

Vou listar para você 8 passos que julgo essenciais para começar no Lean.

  1. O Primeiro deles é entender os conceitos e do pensamento Lean, coisa que você já acabou fazendo se chegou até esse ponto do artigo! 
  2. Entenda quem são seus clientes!
    Se você é uma empresa você tem clientes diretos, que compram da sua empresa. Mas se você está em uma equipe, quem são os clientes da sua equipe? Você como profissional, quem é o seu cliente? 
    Pode ser seu chefe, a empresa que você trabalha, outra equipe… 
  3. Depois de entender quem são seus clientes, é hora de mapear o seu fluxo de valor! Seja o seu pessoal, da sua equipe ou da sua empresa, o que vocês fazem que entrega valor para o seu cliente!
  4. O quarto passo é identificar os pontos de melhoria desse fluxo de valor.

    Identifique desperdícios dentro do seu processo de produção ou do seu fluxo de trabalho.Para isso você pode usar a ferramenta dos 7 tipos de desperdícios, olhe eles, veja se tem algum no seu fluxo de valor!
  5. Não se esqueça do respeito pelas pessoas, de prover oportunidades de crescimento profissional e/ou pessoal, enfim, ENGAJE AS PESSOAS.
  6. O sexto passo é praticar o Kaizen, use o PDCA com o A3! Assim você vai sempre melhorar algum ponto do seu processo de trabalho!
  7. E por fim, pratique o 5S no seu dia a dia! 

Esses são 7 passos para você começar com o Lean! 

Agora você já pode praticar o Lean, com certeza você será muito mais produtivo pessoalmente, sua equipe será mais produtiva e de cara você chegará ao tão almejado “fazer mais com menos”.

Leia mais sobre Gestão Ágil AQUI.

Se você esqueceu de baixar eu A3 ali em cima, você pode baixar aqui:

[thrive_leads id=’8061′]

Para saber mais sobre o assunto e se manter atualizado sobre o que há de melhor no mundo da gestão ágil, venha conhecer nosso portal: http://www.sejaagil.com

Um abraço, 

e Seja Ágil!

2 respostas em “Lean na Prática”

Gostei do artigo que complementa as linhas gerais do Lean, dá uma boa linha de raciocínio para quem não conhece e não sabe como implementar no seu dia-a-dia profissional ou pessoal. Obrigado!

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