INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Você sabe o que é inteligência emocional? Sabia que ela está relacionada com a liderança?

Antes de mais nada , ser um bom líder é necessário diversas características e uma delas é a inteligência emocional. 

Uma pessoa que requer boa comunicação, organização, do mesmo modo ,precisa ter a habilidade de reconhecer e controlar as suas próprias emoções. 

Para que a boa influência em um relacionamento com a sua equipe funcione é importante entender como é a interação e o gerenciamento do time.

Pode-se dizer que liderança e emoção, estão andando lado a lado como complemento.

MAS AFINAL, O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

Segundo o escritor Daniel Goleman, de antemão controlar emoções refere-se às emoções realmente estressantes e incapacitantes. Sentir emoções é o que torna a nossa vida rica.

Então, sob o mesmo ponto de vista, Inteligência emocional é a condição básica de liderança ,sem ela, a pessoa pode ter a melhor formação do mundo, ser o melhor tecnicamente, pode ter uma mente altamente analítica e ter infinitas ideias… mas não será um bom líder.

É saber lidar com as próprias emoções de uma forma saudável e produtiva

Saber entender, avaliar a situação e em seguida tomar uma decisão a partir dos seus sentimentos e de quem está a sua volta.

HABILIDADES DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

  • Autoconhecimento
  • Motivação 
  • Controle emocional 
  • Empatia
  • Relacionamentos interpessoais 

AUTOCONHECIMENTO 

O autoconhecimento é o processo pelo qual todo ser humano deve passar e nada mais é do que se conhecer. 

Saber sobre suas atitudes, seus pontos fortes e fracos.

CONTROLE EMOCIONAL

Controle emocional ou autocontrole é você saber lidar com as suas emoções nos momentos estressantes. 

É saber se comportar diante de uma situação complicada ou de qualquer outra situação

MOTIVAÇÃO

A motivação está ligada ao interesse por determinada situação.

Por exemplo, quando você recebe comentários positivos em algo que faz, consequentemente você irá querer fazer cada vez melhor para evoluir e com isso é gerado uma motivação. 

EMPATIA

inteligência emocional

A empatia é um dos assuntos mais atuais, afinal, o momento que estamos vivendo não é fácil, coronavírus é uma doença que está impactando o mundo todo.

Primordialmente ter empatia é você se colocar no lugar da outra pessoa, ter compreensão em relação ao que ela pensa, sente e vive.

RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS 

Ter relacionamentos interpessoais está ligado ao trabalho, vida pessoal e ambiente familiar. 


“Comunicar-se bem é fundamental na construção de relacionamentos de sucesso”

Acima de tudo, pode se dizer que relação interpessoal é a maneira na qual nos relacionamos com as pessoas que estão em nosso meio. 

Já falei sobre o que é inteligência emocional,mas que tal falarmos sobre, o que não é inteligência emocional.

O QUE NÃO É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL:

  • Talento
  • Algo nato 
  • Engolir sapo
  • Levar desaforo para casa 
  • Só ter paciência 
  • É fazer só a vontade dos outros 

NÃO É TALENTO 

Inteligência emocional não é um talento,   não é uma aptidão, é algo que pode ser desenvolvido.

NÃO É ALGO NATO

Algo natural, ou seja, se alguém  não nasce com isso e não pode desenvolver.

NÃO É ENGOLIR SAPO 

Engolir sapo, suportar uma contrariedade, desavenças e barbaridades.

NÃO LEVAR DESAFORO PARA CAS

 Não levar desaforo para casa, é não ficar para trás, ficar inferior a alguma situação ou alguém. 

Deixar de resolver seus problemas ou ainda mais, deixar quieto uma situação que lhe incomodou

SÓ TER PACIÊNCIA 

Inteligência emocional não é só ter paciência, só ter calma com os outros.

NÃO É SÓ FAZER A VONTADE DOS OUTROS 

Não é só fazer o que as outras pessoas querem, satisfazer só a vontade e desejo de alguém . 

O QUE É SER UM LÍDER? 

Atuar em um cargo de liderança significa que você está apto (ou esperam que esteja) para liderar, uma equipe ou um grupo de pessoas.

Ou seja, você ter a capacidade de dar feedbacks, sabe delegar tarefas, escutar as pessoas, e outras habilidades que envolvem a liderança.

 Pois cabe ao líder constantemente ajudar a equipe da melhor forma possível, a entregar as tarefas nos prazos determinados, sempre deixando o ambiente de trabalho mais confortável possível.

E então, vamos saber um pouco sobre as características de um bom líder?

CARACTERÍSTICAS DE UM BOM LÍDER

  • Inspiram outras pessoas
  • Sabe se comunicar
  • Se concentra em soluções e não em problemas
  • Sabe dar Feedback 

INSPIRAR OUTRAS PESSOAS

Uma pessoa que inspira as outras é sempre reconhecida, do mesmo modo ,ela é coerente em suas ações, compartilha os seus conhecimentos e assim dá bons exemplos.

SABE SE COMUNICAR 

Saber se comunicar não é “só ter educação” nem “só falar sempre”, acima de tudo é saber escutar as opiniões que estão à sua volta,

Em síntese, é ter um bom discurso, falar com clareza, mostrar presença em suas falas. 

SE CONCENTRAR EM SOLUÇÕES E NÃO EM PROBLEMAS

Uma pessoa que se concentra em soluções, simultaneamente busca sempre por melhorias e emprega as melhorias que devem ser feitas. Logo observa o que está errado e foca em aprimorar o que está funcionando.

SABER DAR FEEDBACK 

O feedback nada mais é do que passar um retorno,uma avaliação,fazer um comentário de algo para alguém. 

Avaliar aquilo que não necessariamente precisa ser sempre positivo.

Portanto em alguns casos para que determinada tarefa tenha melhoria precisa se de alguns ajustes  que serão pontuados durante o feedback.

 Mas, por vezes, deve se tomar cuidado na hora de realizar essa ação com os membros do seu time 

LIDERANÇA + MOTIVAÇÃO

A alegria, tristeza, raiva, calma, decepção e todos os outros sentimentos que temos, são repentinos. 

Sobretudo , quase sempre é difícil lidar com as circunstâncias decorrentes do nosso cotidiano, estresse no trabalho, conflitos familiares.

Tudo isso mexe muito com os sentimentos e emoções das pessoas.

Diante disso, é de suma importância que os líderes estejam preparados para lidar com os indivíduos de sua equipe. 

É importante, de fato, observar todo o time.

Se você notar que uma pessoa está produzindo menos, está cabisbaixa, abatida

Em primeiro lugar, tenha a atitude de dizer á ela uma palavra amigável, perguntar  “Você precisa de ajuda com algo?”

Isso pode fazer com que a pessoa tenha um desempenho diário melhor.

Considerando os fatos, um bom líder, um bom gestor logo é aquele que sempre está caminhando com o seu time, isso não só demonstra ser um bom profissional, mas também um bom ser humano.

Afinal, a equipe que não tem um bom relacionamento entre si, consequentemente não consegue desenvolver as tarefas com 100% de desempenho. 

APLICANDO A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

Primordialmente, aumente sua confiança, lembre-se que você pode dar ideias sim, você sempre pode se expressar, perguntar e dar sugestões.

Tenha confiança com seus colegas de trabalho, tenha conversas descontraídas.

Saiba que você pode pedir ajuda, não precisa ter medo da pessoa que trabalha com você, vocês possuem o mesmo objetivo afinal.

Devolva a empatia

Sobretudo , se você reconhecer que alguém não está bem

Nesse sentido, tenha você o ato de perguntar, de se preocupar, se coloque no lugar dessa pessoa

Diminua o seu estresse e mantenha a calma, afinal, quem não tem dias ruins? 

Dias estressantes dessa forma então, nem se fala… tome um pouco de água, lave seu rosto e se concentre.

”Seja um parâmetro de qualidade. Algumas pessoas não estão acostumadas a um ambiente onde a excelência é esperada.”

Steve Jobs

Antes de mais nada, as pessoas não estão acostumadas com um ambiente de excelência

Dessa forma, busque pela qualidade no seu trabalho, acima de tudo, na sua equipe e em suas atitudes. 

Por fim, o profissional que busca por melhorias, inovação tende ter sucesso em sua carreira.

Mas, agora que você já sabe o que é inteligência emocional, liderança e como ambos devem ser usados juntos, e que tal colocar em prática? 

Comece hoje mesmo, não deixe para depois! 

Um abraço e seja ágil !!

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