HOME OFFICE – Como ser produtivo em casa

A ideia de fazer seu trabalho remoto e não precisar pegar aquele trânsito caótico logo cedo, ou o transporte público abarrotado de pessoas, só para chegar até o outro lado da cidade e trabalhar parece bem interessante né?! 

Mas como resistir a tentação de tirar aquela soneca e dormir até um pouco mais tarde?

O de trabalhar sentado no sofá enquanto a TV te convida para saber as últimas notícias do mercado financeiro?

Neste texto você vai encontrar as melhores dicas para manter o seu foco e produtividade quando estiver trabalhando fora do escritório.

A política de home office realmente possui resultados positivos! 

Imagine o que você pode fazer com aquelas 4 horas que você perde todo dia para ir de casa até o trabalho.

Você poderia dedicar esse tempo para ficar com sua família, dormir mais um pouco, praticar atividades física ou mesmo estudar aquele assunto que sempre fica pra depois…

´home office

E o tempo extra não é o único benefício. Imagine também o quanto o estresse diário pode diminuir com essa mudança de rotina.

Diminuir o tempo em transportes públicos lotados ou naquele trânsito cansativo faz bem para qualquer um, tanto fisicamente como psicologicamente. 

Porém, apesar de todos esse pontos positivos, trabalhar no conforto de casa não é um mar de rosas não.

Se você já pegou um dia de Home Office no trabalho provavelmente encontrou algumas dificuldades para se adequar e realizar suas tarefas.

Mas se você nunca passou por essa experiência, acredite:

É possível se manter produtivo e concluir o seu trabalho mesmo com as distrações de casa e distância entre os membros da equipe

Enquanto escrevo esse artigo estamos enfrentando uma situação bem delicada:

A pandemia do Coronavírus que afetou praticamente o planeta inteiro

Aqui na MindMaster estamos todos de home office, e olha, confesso que é tentadora a vontade de levar o computador para o sofá e ficar por lá mesmo…

Bem, mas o foco aqui é dar algumas boas dicas para que o home office seja algo agradável  e produtivo! 

Afinal de contas, apesar de ser uma necessidade para o momento que estamos vivendo, o trabalho remoto tende a ser usado cada vez por empresas e se tornar um novo padrão de trabalho.

HOME OFFICE NÃO É FOLGA

O trabalho remoto sem o devido preparo pode não funcionar. 

Antes de começar a fazer suas tarefas, de ligar o seu computador e verificar a sua caixa de e-mail é preciso criar um ambiente que gere foco, concentração e produtividade.

home office foco

Para quem vai ficar de home office, e de vez em quando é mordido pelo bichinho da procrastinação, esse ambiente é muito importante.

Se você costuma procrastinar, perder o foco ou não quer que esses problemas atrapalhem o seu dia, segue então essas dicas:

Dica #1:Se arrume como se fosse ir trabalhar

Acorde, tome o seu banho, faça o seu café da manhã como nos dias normais e vista-se como se você fosse mesmo para o trabalho.

 Você pode vestir  uma roupa mais confortável, porém evite o seu pijama.

Sua mente precisa entender que é um momento de produção, de atividade e por isso ficar com a mesma roupa de dormir pode atrapalhar o seu desempenho.

Dica #2: Seu escritório em casa

Deixe um espaço reservado para trabalhar e se possível longe de distrações. 

Improvise um escritório na sala, ou em quarto separado. Se você não tiver essa opção, pode ser uma mesa em um ambiente da casa que você possa deixar suas coisas como se fosse sua mesa na empresa mesmo.

Dica #3: Deixe a lasanha para Domingo.

Pense nas refeições com antecedência, isso está incluso em manter a sua rotina normal! 

Evite fazer pratos mirabolantes que tomam o seu tempo ou que podem pesar demais no seu estômago.

Isso não quer dizer que você vai comer menos ou que vai comer mal, mas se possível, deixe para fazer aquela lasanha no final de semana.

Dica #4: Não caia em tentações

Eu sei que quando estamos em casa dá aquela vontade de trabalhar no sofá, de brincar com os cachorros,  com as crianças,assistir o novo episódio da sua série na Netflix, atualizar o seu perfil no instagram, assistir a novela da tarde… enfim.

Mas não caia nessas tentações, pense que você já tem horas ganhas não precisando se locomover até a empresa, então você terá tempo para essas coisas também! 

Dica #5: Time  & Break

Enquanto estiver trabalhando você pode utilizar técnicas de concentração para manter o seu foco em alta., 

Uma técnica que bastante utilizada é a Pomodoro, que consiste em fazer blocos de tempo e de pausas.

Você pode fazer blocos de tempo de 25 a 40 min, onde você vai trabalhar totalmente concentrado em suas tarefas e blocos de pausa com 5 até 10 min.

As pausas são ótimas para você esticar as pernas, ir ao banheiro, tomar um copo de água ou fazer um lanche rápido.

quadro pomodoro

DICA #6: Priorize suas tarefas 

Monte um quadro Kanban em casa com suas atividades.

Esse quadro pode ser na parede perto do computador, em uma folha de papel ou na porta do seu quarto (ou de onde você estiver trabalhando

Se não sabe como montar um quadro kanban clique AQUI e confira o artigo Kanban, o que é e como implantar – 6 passos . 

Você também pode criar esse quadro virtualmente, através de ferramentas como o Trello por exemplo.

Com isso você pode compartilhar o seu quadro com os demais membros da equipe, 

Assim além da reunião diária, o Trello te ajudará a equipe alinhada o dia todo! 

DICA #7: Tempo para todas as coisas

É importantes que você estabeleça limites também, principalmente limites quanto ao seu horário produtivo

 O home office possui dois extremos: ou o trabalho de menos ou trabalhar demais!

Procure respeitar os seus horários de almoço e de “fim do dia”, afinal você é um ser humano e precisa de descanso para recarregar bem as energias para o dia seguinte

DICA #8: Home Office não é uma Caverna

Mesmo com a situação do Coronavírus, lembre-se que você trabalhando em casa e não amarrado a uma cadeira.

Cuidado para não se alienar e ficar sem contato com a sociedade, isso pode fazer mal!  

Fale com pessoas, mantenha o contato com amigos e familiares, não deixe de interagir nas redes sociais (nos momentos de pausas e descanso okay?!

Se você for sair de casa, procure seguir as recomendações das autoridades e tomar todas as precauções possíveis

Pode ser que você encontre dificuldades em aplicar essas dicas no seu dia a dia, mas não desista, tente um passo de cada vez e não se esqueça: Home Office não é folga

SOU RESPONSÁVEL PELOS RESULTADOS DE MINHA EQUIPE…. COMO LIDAR COM EQUIPES REMOTAS?

Como todo trabalho em equipe, o sucesso e os resultados não dependem única e exclusivamente de uma só pessoa mas sim do todo, do engajamento de todos os membros envolvidos.

A Responsabilidade  de um home office eficiente não só aos funcionários, por isso darei algumas dicas a você que possui uma  empresa, que é gestor de equipes ou que lidera uma time

As pessoas não são iguais, e ainda bem por isso (rsrs), por isso é provável que nem todos se adequem ao trabalho remoto ou que alguns encontraram mais dificuldades do que outros para se adaptarem.

Então, líderes e gestores, é interessante que as políticas de home office sejam combinadas com o time.

Mapeie as dificuldades de cada um, ouçam os incômodos, entenda a situação em que seu colaborador ou membro do time se encontra e juntos procurem resolver os pontos críticos de uma forma que todos possam se beneficiar. 

Demonstrar empatia é importante para que a sua equipe não se sinta abandonada e possa realizar as tarefas com mais entusiasmo e energia

Um dos problemas relacionados ao home office é a dificuldade de comunicação, para isso é interessante que sejam feitas mini reuniões diárias entre os membros da equipe alinhar o que for necessário

Uma dica é utilizar a Daily Scrum, umas das reunião do Scrum em que cada funcionário diz o que foi feito no dia anterior, o que será feito no dia e se há algum impedimento. 

Daily Scrum

Assim o time se mantém alinhado e ciente de todos os acontecimentos. 

A Daily pode ser feita em uma chamada de 15 minutos por dia, mantendo também o contato entre todos os membros da equipe. 

É interessante realizar essa reunião através de uma chamada de vídeo, pois reações são importantes uma vez que falas podem ser adulteradas. 

Mas lembre de alinhar com a equipe qual será a plataforma que vocês irão usar para essa reunião e um horário que seja possível a participação de todos

O home office tem tudo para ser uma prática saudável e produtiva! Basta que seja bem organizado e que você adapte ele da melhor forma para você! 

Espero que tenhamos ajudado! 

Um abraço e Seja Ágil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Se Inscreva Para Receber Novos Artigos