Dicas para crescimento pessoal no período de quarentena

Algumas pessoas têm procurado crescimento pessoal na quarentena, principalmente, por se tratar de um momento em que temos mais tempo para nos conhecermos e para investirmos em atividades que nos melhorem constantemente.

O distanciamento social é a melhor maneira para evitar a contaminação acelerada do coronavírus, dessa forma, afastou as pessoas de seus afazeres normais.

Estamos passando muito mais tempo em casa e tendo tempo livre de sobra, que pode causar tédio, desânimo e permitir que pensamentos negativos venham até nós.

Por isso, é interessante descobrir algumas atividades que não apenas preencham os dias, como acrescentem conhecimento e façam as pessoas crescerem, para saírem melhores desse período de quarentena.  

Muitas opções são divertidas, mas tem também aquelas que aprimoram os conhecimentos. O fato é que todas ajudam a superar esse período difícil de incertezas que estamos vivendo.

Apesar disso, é um período de crescimento que traz muitas oportunidades de aprendizado, mostrando no que realmente precisamos nos focar, como a importância da família, amigos e como as coisas são vulneráveis e podem mudar.

Ainda assim o aprendizado pode ser maior, se procurarmos acrescentar mais opções ao nosso dia a dia. Por isso, neste artigo, vamos dar algumas dicas do que você pode fazer para melhorar a sua quarentena e aproveitá-la do jeito certo.

Mudanças trazidas pela quarentena

O isolamento social imposto para conter os efeitos da nova pandemia do coronavírus afetou a rotina das pessoas, bem como, os seus hábitos de muitas formas.

Um exemplo disso é trabalho home office e o adiantamento das férias dado por empresas de diversos setores. Tudo isso tem feito com que as pessoas não saibam como aproveitar melhor o seu tempo e acabem ficando ociosas.

Só que quarentena não precisa ser sinônimo de ociosidade e tempo perdido, pois muitas opções, como curso tecnico eletrotecnica online estão aí para que esses momentos livres possam ser melhores aproveitados.

De qualquer forma, é preciso ter em mente que o vírus existe, além de que profissionais estão atuando na linha de frente para combatê-lo, como médicos e cientistas.

Nosso papel é cuidar da saúde e das pessoas ao nosso redor, evitando que essa mudança brusca na rotina afete a nossa saúde mental, como tem acontecido com muitas pessoas que desenvolveram crises de pânico, ansiedade e até depressão.

Dentre as opções, temos:

  • Melhorar o autoconhecimento;
  • Aprender coisas novas;
  • Rever prioridades;
  • Traçar metas.

Tudo isso pode ser fruto de uma série de atividades que podemos fazer em casa. Dessa forma, separamos as melhores dicas e vamos apresentá-las neste texto. 

Como tornar a quarentena mais produtiva

Para que esse período seja menos penoso, pessoas estão procurando outras atividades, como dar uma repaginada na casa usando tecidos rusticos para decoração.

Se você ainda está um pouco perdido ou está buscando novas maneiras de passar por esse momento da melhor forma possível, algumas dicas que temos são:

1 – Desenvolver uma rotina diária produtiva

Antes de escolher as atividades que você quer incluir no seu dia a dia, é importante determinar como será a sua rotina. Isso pode ser ainda mais importante para quem não está trabalhando, para evitar o tédio e a irritação.

Uma pessoa com rotina produtiva tem hora para acordar, para fazer suas refeições e colocar em prática as outras atividades diárias. Essa organização é muito importante para manter o equilíbrio emocional e a produtividade.

2 – Buscar cursos on-line

Pode ter certeza de que essa quarentena seria muito mais difícil se não tivéssemos acesso à tecnologia, como atualmente. Nós podemos aproveitar esse momento para aprender coisas novas por meio de cursos on-line.

Existe uma infinidade de opções, como um curso de projeto de paisagismo residencial, e o melhor, que podem ser gratuitos. Portanto, escolha aquela opção que acha mais interessante e invista nos estudos.

3 – Estudar uma nova língua

Saber um segundo idioma faz toda a diferença para quem quer construir uma carreira sólida no mercado de trabalho. 

O inglês e o espanhol são os mais requisitados, então, para quem já tem uma noção desses idiomas, pode aproveitar a quarentena para se aprofundar.

Você também pode começar a aprender outra língua que tenha interesse, principalmente porque a internet facilita esse tipo de aprendizado. Seja italiano, russo, alemão e até finlandês, com a ajuda da internet você pode aprender o que quiser.

4 – Fazer exercícios caseiros

Antes da pandemia, as pessoas costumavam ir a uma academia ou fazer seus exercícios ao ar livre, mas poucas se davam conta de que eles também podem ser feitos em casa.

Com a necessidade de passar mais tempo confinado, muita gente acabou ficando ociosa, o que não é bom para a saúde.

Na internet, é possível encontrar vídeos de professores de academia com exercícios que podem te ajudar a manter a forma e a mente equilibrada.

Com isso, você vai se sentir mais dispostos para cuidar da casa, limpar seus móveis planejados para cozinha e outros afazeres do dia a dia.

5 – Organizar a casa

Com a rotina apertada e corrida de antigamente, muitos detalhes no cuidado da casa passavam despercebidos. 

Este é o momento ideal para você pegar pesado na faxina, cuidando de detalhes como limpeza de guarda-roupas, armários, janelas e portas.

Outra possibilidade é mudar os móveis de lugar, pois isso pode dar um aspecto totalmente novo a sua casa e fazer com que você tenha mais vontade de curtir o seu lar.

6 – Aprender novas receitas

Rever os hábitos alimentares pode trazer muitos benefícios para a sua vida e para a sua saúde. Independentemente de você estar de férias ou em home office, vai ter mais tempo para se reeducar e comer melhor.

O preparo dos alimentos em casa é muito mais saudável e higiênico, então,  já que estamos com mais tempo, por que não aprender umas receitas novas?

Dessa forma, você pode descobrir novos temperos, ingredientes e provar pratos que você nem imaginava que existiam, mas que são deliciosos.

7 – Fazer pequenos consertos em casa

Sabe aquele puxador quebrado no armário da cozinha ou aquela parede que precisa de uma pintura nova? Aproveite a quarentena para fazer isso. 

Observe, também, se a instalação de cerca elétrica precisa de manutenção e entre em contato com a empresa.

Dessa forma, você mantém sua casa em ordem e consegue criar um ambiente muito mais confortável e organizado para todos.

8 – Ler muitos livros

É comum termos em casa livros que ainda não lemos. Independentemente de ser um Best seller ou uma obra independente, a leitura inspira e liberta nossa mente.

Com isso, os momentos difíceis são superados, como essa crise que estamos vivendo. Para aproveitar ainda mais o livro, após lê-lo, procure informações sobre o autor, resenhas, críticas e até filmes.

Essas são maneiras de aproveitar a leitura. Além disso, se você está passando por uma crise nos negócios e está pensando em encerramento de empresa, saiba que a leitura pode te ajudar a encontrar soluções que te auxiliarão a seguir em frente.

A pandemia não acabou

Com a retomada gradual das atividades, muitas pessoas estão achando que o perigo maior já passou, mas isso não é verdade.

O vírus existe e continua contaminando pessoas em larga escala, colocando em risco a vida de muitos, principalmente de idosos e pessoas com algum tipo de doença pré existente.

Por isso, é necessário continuar respeitando a quarentena, saindo de casa apenas para o que é necessário, evitando aglomerações em casa ou na rua. Se você precisar de serviço de tradução, por exemplo, procure na internet.

Não é necessário se deslocar para ter acesso ao que precisamos, pois as vendas on-line estão aí para atender nossas demandas.

Além disso, é importante se cuidar, prestando atenção no corpo e na mente. Praticar exercícios físicos, beber muita água e se apegar a atividades que cuidam da mente são maneiras de se manter saudável.

Mantenha contato com amigos e familiares e busque ajuda sempre que precisar. Existe muita clínica de psicologia que oferece atendimento on-line, o que pode te ajudar a passar por esse período de um jeito ainda melhor.

Fazendo isso, fica mais fácil de superar essa crise de saúde que pegou todos nós desprevenidos. Não se esqueça de que o mundo todo está na mesma situação, portanto, isso vai passar e a vida vai voltar ao normal.

Aliás, ela pode ser melhor, pois poderemos valorizar pequenas coisas que antes pareciam tão banais, como reunir a família, ir ao cinema e fazer um churrasco com os amigos.

Aproveite para fazer uma lista de objetivos para quando tudo acabar e, se possível, inclua uma viagem nos seus planos. Tudo vai ter um aspecto diferente e melhor, afinal, você terá passado por um momento difícil e saído ileso dele. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}